Províncias

Matrículas automóveis mais seguras

César Esteves

Angola vai contar  com um novo modelo de chapa de matrícula para viaturas e todos os meios rolantes vão ser submetidos à inspecção, para confirmar a sua autenticidade, informou, em Luanda, o chefe de Departamento de Telecomunicações e Informática da Direcção Nacional de Viação e Trânsito (DNVT).

Fotografia: DR

O inspector-chefe Domingos Satchitela, citado pelo Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional,  disse que o novo modelo de matrícula garante maior segurança e vai suprir todos os problemas que o anterior carregava. 

De acordo com o inspector-chefe, a nova chapa de matrícula vai dispor de um dispositivo capaz de identificar as placas e outros elementos técnicos de uma viatura. 

Domingos Satchitela acentuou que as chapas de matrícula usadas actualmente no país não contêm nenhum elemento de segurança, sustentando que está em curso um processo de transferência de dados de viaturas que estão no formato electrónico e em livros para uma base central de dados.

O actual modelo, prosseguiu, tem permitido a falsificação e duplicação de matrículas, uma situação que, segundo referiu, tem  provocado elevadas perdas fiscais para o país, causando uma forte quebra no sistema de segurança pública.

Domingos Satchitela disse que em caso de acidente os automobilistas devem entrar em contacto com a Direcção Nacional de Viação e Trânsito que, por sua vez, vai comunicar ao Centro de Matrícula para emitir uma nova chapa de matrícula.

O inspector-chefe disse que o Centro de Matrícula já está construído, faltando apenas o seu apetrechamento. 

 

Tempo

Multimédia