Províncias

Mau estado das estradas cria dificuldades

A população do município da Banga, Cuanza Norte, está preocupada com o avançado estado de degradação das estradas de acesso à circunscrição, um dos principais entraves ao desenvolvimento local.

Fotografia: WWW.JAIMAGENS.COM

Apesar do desenvolvimento que o município está a registar em vários domínios, o mau estado das estradas continua a constituir a principal preocupação das pessoas da localidade, sobretudo nesta época de chuva. O soba da localidade do Banza Banza, Mateus Cariconde, disse à Angop que desde o alcance da paz, em 2002, o município tem crescido a vários níveis, com realce para a construção e reabilitação de escolas, postos de saúde, melhoria do abastecimento de água, iluminação pública, habitação, entre outros empreendimentos, mas a situação actual da estrada continua a ser uma grande preocupação.
O relevo do município é montanhoso e com alguns troços de terra batida, o que dificulta a circulação automóvel durante a época de chuva.  Além disso, a população está preocupada com o mau estado de conservação de algumas pontes metálicas existentes na estrada entre os municípios de Samba Caju e Banga, que têm estado a pôr em risco a segurança das viaturas e dos passageiros.
O município da Banga fica a 154 quilómetros de Ndalatando (capital da província), com uma extensão territorial de 1.260 quilómetros quadrados e uma população calculada em mais de oito mil habitantes, distribuídos por quatro comunas: Banga (sede), Aldeia Nova, Cariamba e Caculo Cabaça.

Tempo

Multimédia