Províncias

Médicos em plantão para a quadra festiva

Edson Fontes | Caxito

O Hospital Provincial do Bengo criou uma equipa de trabalho específica para atender os casos de urgência durante a quadra festiva, disse ontem ao Jornal de Angola o director clínico daquela unidade hospital, Mário Martins.

Técnicos estão em prontidão no hospital para eventualidades
Fotografia: Santos Pedro | Edições Novembro

“No banco de urgência da pediatria foram atendidos 58 casos, já no banco de  urgência dos adultos foram assistidos 147 pacientes. Portanto, estes números estão muito aquém do habitual, ou seja  contávamos ter mais casos, mas, felizmente, acabamos por ter menos”, disse  Mário Martins,  adiantando que  “a malária continua  a assolar as crianças na pediatria, com complicações de anemia severa, originando já 12 transfusões”.
Segundo o responsável máximo do hospital central do Bengo, que tem um total de 127 pacientes internados foi apenas registado no, mesmo período um caso de óbito, cujo falecido havia chegado à Urgência em estado grave.
Mário Martins disse que os Serviços de Saúde na província estão a sensibilizar a população para manter as comunidades  limpas, evitando deste modo os focos de lixos próximos  das residências e tratarem a água que tiram do rio para o consumo.
“Estamos a dizer aos adultos  que devem levar às crianças ao hospital tão logo elas  manifestam sinais de que têm paludismo, ”disse Mário Martins.

Tempo

Multimédia