Províncias

Megacampanha de limpeza abre festas da cidade do Luena

Uma megacampanha de limpeza foi promovida ontem no Luena pela Administração Municipal do Moxico, no âmbito das comemorações do 60.º aniversário da elevação a cidade, que se assinala no dia 18 deste mês.

População saiu à rua para participar na recolha de resíduos sólidos na cidade do Luena
Fotografia: Edmundo Eucílio

O director municipal de Saneamento e Espaços Verde, Jacinto Benjamin, disse que a campanha melhorou o aspecto da cidade.
A campanha de limpeza contou com participação de funcionários públicos, efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA), Polícia Nacional e demais membros da população.  Além desta actividade, o programa das festas da cidade inclui uma visita à escola de formação técnico-profissional, denominada Cidadela Jovens de Sucesso, na localidade de Sacassanje, palestras e um espectáculo musical, entre outras actividades.
A ex-vila do Luso foi fundada pelo tenente-coronel Trigo Teixeira, em Março de 1895, na sua primeira expedição à região, após a extinção da primeira sede provincial, a localidade do Moxico Velho, que dista a 18 quilómetros da cidade do Luena. A elevação a cidade, habitada actualmente por mais de 300 mil pessoas, aconteceu a 18 de Maio de 1956.

Tempo

Multimédia