Províncias

Melhora abastecimento nas comunidades rurais

Dionísio David | Ondjiva

As comunidades rurais de Cahama e Cuanhama, na província do Cunene, vêem em breve resolvida a carência de água que ainda se faz sentir em algumas localidades daqueles dois municípios,

Vários sistemas de captação e distribuição de água são reabilitados e construídos na região
Fotografia: Paulo Mulaza

com a reabilitação de dez furos de captação, cujo projecto está a cargo de uma Organização Não-Governamental denominada DW, Desenvolvimento na Comunidade.
O director municipal de Energia e Águas da Cahama, Neto Baltazar, ressaltou que um dos objectivos pretendidos é abastecer de água potável as comunidades, a médio e longo prazo, a criação de capital social e das estruturas que permitem a participação das comunidades na resolução dos seus problemas.
O grupo de saneamento de água tem como tarefa realizar a gestão condigna, manter a manutenção, higiene e a recolha de contribuições financeiras nos pontos de distribuição de água, bem como a prestação de contas à comunidade.
A reabilitação dos furos é mais um passo quantitativo e qualitativo no abastecimento de água às populações, que vêem deste modo atenuado o problema da seca que ainda afecta a província do Cunene, segundo Neto Baltazar.

Tempo

Multimédia