Províncias

Melhorada a rede escolar em Caculama

Sónia Maria | Caculama

A rede escolar do município de Caculama regista melhorias consideráveis desde a entrada em funcionamento de mais estabelecimentos do ensino primário e do primeiro ciclo.

A rede escolar do município de Caculama regista regista melhorias consideráveis com a construção de estabelecimentos de ensino
Fotografia: Jornal de Angola

Com a construção de 12 escolas do primeiro ciclo e de várias primárias, o município tem mais 20 salas de aulas em pleno funcionamento.
As novas escolas, onde trabalham 430 professores, ficam nos bairros Muala, Muanha Teca e nos sectores da Damba e do Dungo.
Caculama tem este ano lectivo 28.000 alunos nos diferentes níveis de ensino, disse o chefe de repartição da Educação, que anunciou que está previsto construir mais três escolas e que são precisos mais 38 professores.
Paulo Quissunga lamenta a falta de segurança nos estabelecimentos de ensino do município de Caculama, numa altura em que se verifica o aumento do número de roubos de material das escolas, inclusivamente de quadros e carteiras.

Ensino de adultos

Em relação à alfabetização e aceleração escolar, revelou que neste ano lectivo há 52 formandos. No ano lectivo passado, para o módulo um, que corresponde à 1ª e 2ª classe, matricularam-se 260 alunos e no dois, equivalente à 3ª e 4ª classe, 30. Paulo Quissunga afirmou que 80 por cento dos alunos que frequentam as aulas de alfabetização são do sexo feminino, o que mostra ser preciso sensibilizar os homens analfabetos para a importância de aprenderem a ler e a escrever, para melhor participarem nas tarefas que visam o crescimento do município de Caculama.

Tempo

Multimédia