Províncias

Melhorada assistência médica na região

André Brandão e Marcelo Manuel | Ngonguembo

A assistência sanitária em N­gonguembo vai conhecer melhorias significativas, porque o centro de saúde municipal recebeu uma ambulância e uma carrinha para apoio ao pessoal.

Os meios de apoio ao hospital municipal foram entregues no âmbito das festividades e vão ajudar no transporte de doentes
Fotografia: Nilo Mateus

Os meios de apoio ao hospital municipal foram entregues no âmbito das festividades dos 42 anos de Quilombo dos Dembos, desde que ascendeu à categoria de vila, em 1971.
A par das viaturas entregues ao hospital municipal do Ngonguembo, as autoridades fizeram a oferta de duas motorizadas e cinco bicicletas para apoiar as deslocações dos sobas das comunas de Camame e Cavunga.
Com vista a comemorar as festas da vila, a administração organizou outras actividades, com destaque para um culto ecuménico em memória dos filhos, naturais e amigos de Ngonguembo e uma feira agrícola, realizada no mercado municipal.
Durante as festas da vila de Quilombo dos Dembos foi disputada uma partida de futebol entre as equipas do Kazua Futebol Clube, de Ngonguembo, e um Misto de Ndalatando, além de um almoço de confraternização e uma tarde cultural.
A administradora municipal de Ngonguembo, Felismina Domingos, disse que a distribuição de terras para o fomento da agricultura, a construção de centros de captação e tratamento de água potável, escolas e postos de saúde são os principais projectos em execução, com vista ao progresso da região.
O município tem uma população de 5.690 habitantes, que na sua maioria se dedicam à agricultura de subsistência e à caça. A administradora municipal, Felismina Domingos, anunciou a distribuição de solos aráveis, criação e organização de associações de camponeses, distribuição de sementes e ferramentas para melhor prática da actividade agrícola.
Felismina Domingos referiu que o sector da Educação está em franco crescimento, com a construção de 23 escolas, durante os últimos três anos, o que permitiu a inserção de 2.422 alunos, do ensino primário ao segundo ciclo do ensino secundário, e as aulas são asseguradas por 143 professores.
Desde Maio, 1.573 alunos de 15 escolas do município passaram a beneficiar da merenda escolar, o que está a contribuir para a diminuição do índice de absentismo das crianças nas escolas.

Progressos na saúde

A administradora Felismina Domingos disse que o programa de alfabetização e aceleração escolar também está a ganhar uma nova ­dinâmica, tendo ressaltado a existência de 19 alfabetizadores e 12 faciltadores, que estão a aplicar o novo método de ensino “Sim, eu posso” a 520 alfabetizados, em 32 turmas.
Relativamente à Saúde, a administradora referiu que o município dispõe de um hospital, em Quilombo dos Dembos, com três enfermarias, uma pediatria, além de cinco postos sanitários nos bairros periféricos e nas comunas de Cavunga e Camame. O município conta com 30 camas e os serviços de saúde são assegurados por 59 trabalhadores.
A prevenção de doenças tem o apoio dos agentes comunitários que, através de informações e campanhas de sensibilização sobre os cuidados primários de saúde, vão ajudar a reduzir o índice das doenças e da mortalidade materno-infantil.
A administradora destacou ainda a reabilitação do sistema de iluminação pública na sede municipal e nos bairros Yango, Madeira e Salafunda, que contam com a manutenção faseada dos seus grupos geradores.
Grande parte da população já esta a consumir água potável, desde Agosto do ano passado.

Outros projectos

Felismina Domingos anunciou que existem outros projectos, como a construção de três escolas com seis salas de aulas cada, nos bairros Velho Yango, Madeira e na sede do município.
A criação de uma morgue e de um centro de combate à tuberculose, a reabilitação da administração de Camame são outras acções em carteira.
A desmatação e a terraplanagem dos 18 quilómetros da via que liga a comunidade do Velho e Cavunga também fazem parte da lista de projectos a serem executados em breve, disse a administradora.

Tempo

Multimédia