Províncias

Micro crédito no Huambo foi entregue à juventude

Tatiana Marta | Huambo

Um grupo de 247 jovens residentes nas zonas suburbanas do município do Huambo beneficiou de micro créditos para investimento em negócios com vista a garantir a sua auto-suficiência financeira.

Jovens do Huambo abraçam o empreendedorismo e relançam a actividade comercial
Fotografia: Francisco Lopes

O micro crédito é concedido pela Kixi Crédito, instituição financeira que se dedica a apoiar jovens com iniciativas de negócio em sectores como comércio, produção agro-pecuária e prestação de serviços.
O responsável da Kixi Crédito do Huambo, Marle Capete, disse que a sociedade de micro crédito, que representa, tem como uma das principais metas ajudar o Governo, na qualidade de parceiro social, no combate à pobreza.
Neste âmbito, a Kixi Crédito pratica uma das taxas de juro mais baixas do mercado, situada nos 3.75 por cento e com um período de reembolso que vai de seis meses a um ano. As pessoas que possuem pequenos negócios geradores de rendimento são o principal alvo, uma vez que além de conseguirem pagar com regularidade os seus créditos, criam vários postos de trabalho, facto que ajuda ao desenvolvimento da sociedade.
A sociedade Kixi Crédito opera desde 2002, na província do Huambo, e durante este tempo já concedeu crédito a 3.037 pessoas oriundas dos 11 municípios, para que possam apostar em pequenos negócios nas áreas agrícolas e de serviços.
O ano passado, a Kixi Crédito concedeu 196 milhões de kwanzas de crédito e continua com vários pacotes, que vão desde Kixi Crédito Yeto e Kixi Crédito Reforçado, este último o mais solicitado pelos jovens e que se destina ao consumo, comércio e prestação de serviços.

Tempo

Multimédia