Províncias

Milhares de alunos inseridos no sistema de ensino no Cunene

Um total de 5.427 novos alunos foram inseridos nos vários subsistemas de ensino durante os últimos cinco anos nos seis municípios da província do Cunene, informou, em Ondjiva, o director da Educação.

Fotografia: JAIMAGENS | Edições Novembro

Lúcio Ndinoiti referiu que em 2012, o sector da Educação controlava 186.649 alunos matriculados, passando actualmente para 242.079 alunos. Acrescentou que o aumento  de alunos no sistema educativo resulta da construção de mais salas de aulas em diferentes localidades da província, bem como o ingresso de novos professores.
Nos últimos cinco anos, o sector ganhou 166 novas salas de aula, resultante da construção de 51 escolas do ensino primário nos seis municípios, dos quais cinco do I ciclo nas comunas do Cheidi, Evale, Mupa, Otchinjau, e Oncócua e três do II em Ondjiva e na povoação do Chulo.
Relativamente ao ingresso de novos professores, salientou a admissão de 820 docentes dos distintos níveis de ensino e lembrou que actualmente encontra-se na fase final, a conclusão do ingresso de 439 novos trabalhadores para o regime geral e outros quadros do sector, resultante do processo de admissão de 2014.
Actualmente a província conta 838 estabelecimentos escolares, sendo 768 do ensino primário, 56 do primeiro ciclo e 14 do segundo. Destes, cinco são magistérios para habilitação de professores e dois para a formação técnico-profissional. As aulas são asseguradas por 5.093 professores, um número considerado insuficiente dado à procura. O responsável reconheceu o défice que o sector da Educação enfrenta em termos de infra-estruturas escolares.

Tempo

Multimédia