Províncias

Milhares de candidatos para apenas 615 lugares

João Constantino|Cuito

A Escola Superior Pedagógica da província do Bié arrecadou 20 milhões de kwanzas, com a candidatura de quatro mil estudantes que recorreram àquela instituição do ensino superior, que tem apenas 615 vagas para o presente ano académico.

Cada candidato pagou cinco mil kwanzas para fa-zer a inscrição de exame de acesso naquela instituição do ensino superior, que oferece nove cursos. Os exames começam amanhã e vão até ao próximo dia 1.
O chefe de Departamento dos Assuntos Académicos,  Aristides Cambuta, disse que os candidatos para se apurarem devem obter 10 valores como nota mínima.  “Se houver poucos candidatos com nota mínima 10 e se não alcançarmos o número de vagas disponíveis, haverá segunda chamada para os candidatos”, afirmou.
A província do Bié tem duas escolas do ensino superior e ambas oferecem ape-nas mil novas vagas, para cerca de mais de sete mil candidatos. Na Escola Superior Politécnica do Bié, afecta à Universidade José Eduardo dos Santos, diariamente são inscritos mais de 50 candidatos, segundo o seu decano. 
Gerson Palhares disse haver vagas disponíveis para os cursos de Enfermagem, Psicologia, Contabilidade e Gestão, Informática e Comunicação Social.
O decano da Escola Superior Politécnica do Bié afir-mou que foram excluídas, este ano, as inscrições no cur-so de Engenharia de Recur-sos Hídricos, devido à falta de docentes. De referir que os estudantes do 4º e 5º ano do referido curso estão sem aulas, há três anos.

Tempo

Multimédia