Províncias

Milhares de estudantes matriculados no Andulo

José Chaves | Andulo

Um total de 68.122 alunos foram matriculados em todos os subsistemas de ensino este ano lectivo,  no Andulo, província do Bié, informou ontem, ao Jornal de Angola, o director Municipal  da Educação, Ciências e Tecnologia.

Mais alunos inseridos no sistema de ensino
Fotografia: Paulo Mulaza | Edições Novembro

Aristides Gonçalves  esclareceu que   58.122 alunos estão inscrito no ensino primário e  do I ciclo e 1.160 no II ciclo do ensino secundário. O responsável espera um maior empenho dos alunos neste ano s lectivo, mas, para tal, “é importante que os país colaborem mais com as instituições escolares”. 
No presente ano lectivo, o município conta com 171 escolas do ensino primário e do  I ciclo, e três  do II ciclo. As aulas são asseguradas por 1.581 professores, sendo 4.864 do ensino primário, 1.207 do primeiro ciclo e 339 do segundo ciclo do ensino secundário. O director Municipal  da Educação, Ciências e Tecnologia do Andulo reconheceu a  insuficiência de professores e de escolas para atender as necessidades da população estudantil, mas destacou os esforços do Governo da província do Bié para dar resposta às carências. 
Aristides Gonçalves  disse ser fundamental a admissão de, pelo menos, mais 500   professores para dar resposta às exigências actuais a nível do município do Andulo, uma vez que foram construídas novas escolas, mas nota-se a carência de docentes. Garantiu   a extensão do ensino secundário a todas as comunas.
Aristides Gonçalves  disse que o Governo continua  a promover acções de formação dirigida aos gestores escolares e aos professores,  de modo a garantir qualidade no processo de ensino e aprendizagem, nas escolas da circunscrição.
 “Mobilizar recursos humanos e financeiros para a manutenção das escolas,  apetrechamento de salas e laboratórios e   incentivar à pratica de actividades desportivas e de carácter social”, disse Aristides Gonçalves.

Tempo

Multimédia