Províncias

Milhares de vagas disponíveis na instituição

Leonor Mabiala | Cabinda e Alfredo Ferreira | Caxito

A universidade 11 de Novembro da Terceira Região Académica dispõe de 2.198 vagas para  os candidatos que pretendem ingressar no ensino superior neste ano lectivo, anunciou o vice-reitor da instituição para os Assuntos Académicos, Luzayadio André.

Secretaria Provincial da Educação tranquiliza estudantes que concluíram o ensino médio e que não receberam os certificados a tempo
Fotografia: António Capitão

Luzayadio André disse que das vagas disponíveis, 660 são para o Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED), 457 para Economia, 221 para Direito, 139 para o Instituto Superior Politécnico de Cabinda, 50 para Medicina, enquanto para a província do Zaire estão disponiveis 419 para Escola Superior Politécnica do Soyo e 253 lugares para a escola de Mbanza Congo.
O académico informou que o período de inscrições vai de 8 a 22 de Janeiro, dos exames de 27 a 1 de Fevereiro, a publicação de 18 a  21, e a 24 de Fevereiro é o começo das aulas. Aos candidatos interessados são exigidos o talão do deposito bancário no valor de 3.000 kwanzas, atestado médico, fotocópia do bilhete de identidade e certificado de habilitações literárias.
Aos candidatos que têm dificuldades  na recepção de certificados, o académico disse que foi feito um pedido à Secretaria Provincial da Educação a fim de orientar as direcções das escolas de ensino médio a fornecerem às unidades orgânicas a relação nominal dos alunos que terminaram a formação média para facilitar o processo de inscrição enquanto aguardam pela emissão dos mesmos. Para se a evitarem enchentes nas diversas unidades orgânicas, o vice-reitor para os Assuntos Académicos esclareceu que os estudantes interessados podem fazer as suas incriçoes no site www.uon.ed.ao, onde constam todas informações sobre as modalidades de candidatura,   curso pretendido e província onde vai estudar. Depois dessa inscrição por via electrónica o candidato deve apresentar o comprovativo do talão do depósito bancário e a documentação necessária na unidade orgânica.

Província do Bengo

A Escola Superior Pedagógica (ESP) do Bengo tem disponíveis para o ano académico de 2014 cerca de 900 vagas. O director da ESP, Silvério Adriano Major, disse ao Jornal de Angola que 425 vagas são para o período diurno e 450 para o pós-laboral, e do total de vagas 275 são para Psicologia, 300 para Pedagogia, 150 para História, 100 para Língua Portuguesa e 50 para Matemática.
Silvério Major explicou que as inscrições para os exames de acesso começaram no dia 5 e terminam a 18 deste mês e apelou aos interessados para se inscreverem aproveitando as vagas disponíveis. As provas de acesso estão marcadas para os dias 30 e 31 de Janeiro e a publicação dos resultados para 12 de Fevereiro.
O director da ESP considerou positivo o grau de aproveitamento dos estudantes durante o ano académico de 2013, pois na Escola Superior Pedagógica do Bengo 170 finalistas conseguiram terminar o currículo académico.Este ano, a instituição vai apostar no apetrechamento da biblioteca, no melhoramento do laboratório de informática, e no lançamento do curso básico de informática.

Tempo

Multimédia