Províncias

Ministério do Interior apoia banco de sangue

António de Capitão | Uíge

O banco de sangue do Hospital Geral do Uíge está mais abastecido desde quinta-feira, após ter recebido uma doação de 20 efectivos de diversos órgãos da delegação provincial do Ministério do Interior.

Acção resulta da ausência de sangue
Fotografia: João Gomes

A iniciativa, em que participaram dadores das unidades da Polícia de Ordem Pública, Viação e Trânsito, Intervenção Rápida, Serviços de Migração e Estrangeiros e de Protecção Civil e Bombeiros, enquadra-se nas comemorações do 37.º aniversário do Ministério do Interior.
A chefe de secção de hemoterapia do hospital, Helena Matondo, disse que a assistência aos pacientes com necessidade de transfusão de sangue vai melhorar com a colheita de 13,5 litros.
O Hospital Geral do Uíge realiza, em média, 50 transfusões diárias, por causa de situações ligadas à malária, anemias e hemorragias pós-partos e digestivas.
O director clínico do hospital, David Diavanza, destacou o gesto voluntário dos agentes da Polícia Nacional e de outros órgãos afectos ao Ministério do Interior, por terem respondido positivamente ao apelo da referida unidade de saúde, que enfrentava carência de sangue.
David Diavanza esclareceu que a ruptura de reservas de sangue se deve ao facto daquela unidade sanitária atender também as solicitações de transfusões do Hospital da Região Militar Norte e da Maternidade Municipal do Uíge.
O polícia de trânsito Guilherme Áureo, que fez parte do grupo de dadores, disse que respondeu satisfatoriamente ao apelo da delegação do Ministério Interior, por considerar que é um acto de nobreza que permite ajudar a salvar vidas.
“Além de estar a participar neste acto de solidariedade institucional, tenho-me disponibilizado frequentemente para doar sangue no Hospital Geral do Uíge sempre que escuto um grito de socorro”, disse o agente.
O porta-voz da delegação provincial do Ministério do Interior, Daniel Matias, salientou que a campanha de doação de sangue visa salvar a vida de pessoas com necessidades de transfusão.

Tempo

Multimédia