Províncias

Ministrados cursos profissionais em Caxito

Alfredo Ferreira |Caxito

Cerca de 169 jovens terminaram há dias, na cidade de Caxito, província do Bengo, cursos profissionais que foram ministrados no Centro de Formação Técnica Profissional da região.

Ministério da Administração Pública e Emprego está a formar especilaistas
Fotografia: Edmundo Eucílio

Cerca de 169 jovens terminaram há dias, na cidade de Caxito, província do Bengo, cursos profissionais que foram ministrados no Centro de Formação Técnica Profissional da região.
Segundo o director do centro, José de Azevedo, o balanço é positivo, uma vez que os resultados revelaram um maior aproveitamento em relação ao ano anterior.
Os alunos que agora terminaram a sua formação, iniciada em Agosto último, dividiram-se por várias especialidades, entre as quais carpintaria, serralharia, informática, canalização, electricidade, alvenaria, corte e costura, pastelaria e panificação e cerâmica.
Dos 207 formandos, tiveram bom aproveitamento 169, sendo 140 do sexo masculino e 29 do feminino. O responsável sublinhou que o centro de formação profissional já formou cerca de 1.308 jovens e muitos deles estão inseridos no mercado de trabalho. Entre aqueles que recém acabaram a formação, cerca de 40 foram encaminhados para empresas de construção civil localizadas na província do Bengo. “Muitas empresas de construção civil têm demonstrado interesse nos nossos formandos e vários jovens têm conseguido o seu primeiro emprego,” disse José de Azevedo.
Este ano lectivo, o centro tenciona alargar o número de especialidades, como sejam mecânica e frio, para colmatar a carência de profissionais nestas áreas de formação técnica, explicou.
No ano passado, a instituição assinou vários convénios com empresas do ramo de construção, com o objectivo de ali estagiarem os jovens que frequentam os cursos.
O Centro Profissional de Formação Técnica de Caxito tem capacidade para albergar 207 formandos e cada turma é composta por 30 em cada especialidade, ministradas por 15 formadores.

Tempo

Multimédia