Províncias

Abastecimento de luz e de água está reforçado

Samuel António | Luena

O Moxico registou nos últimos 13 anos avanços significativos no fornecimento de energia e água devido a investimentos do Executivo, disse ontem ao Jornal de Angola o director provincial do sector.

Celestino João recordou que após a conquista da paz, a província melhorou substancialmente a nível de energia e de água, com a instalação em todos os municípios de centrais térmicas, que permitem aos seus habitantes terem luz eléctrica, embora por enquanto com restrições nas periferias.
O director provincial referiu o plano para melhorar os serviços no sector de energia, que inclui “projectos em curso que vão a­largar o fornecimento”.
Celestino João recordou igualmente que antes da Independência Nacional a cidade do Luena e os municípios não tinham central hidroeléctrica e a energia era fornecida por centrais térmicas, que abrangiam apenas a zona urbana.
Na cidade do Luena há duas centrais térmicas que fornecem luz eléctrica a nove mil habitantes, mas está a ser instalada uma nova rede na periferia que numa primeira fase beneficia cinco mil casas e, até 2017, mais dez mil.
O director provincial sublinhou  que no Luau foi instalada uma central térmica que abastece cinco mil casas, o aeroporto e as novas zonas habitacionais.

Tempo

Multimédia