Províncias

Acção de combate contra a raiva reforçada no Luena

José Rufino | Luena

A Direcção Provincial da Agricultura no Moxico vacinou durante o primeiro semestre do ano em curso 389 animais contra a raiva e 189 contra a dermatogilose, disse ontem o chefe do departamento local dos serviços de veterinária.

Agnaldo Mutaleno disse ao Jornal de Angola que a vacina contra a dermatogilose visa criar imunidade e prevenir doenças que afectam o gado, ao passo que os animais de estimação como cães, gatos e macacos foram vacinados contra a raiva, que constitui um problema de saúde pública.
Por falta de material, o chefe  de departamento provincial dos serviços de veterinária avançou que a campanha de vacinação foi efectuada  apenas no município sede da província, deixando os restantes para o próximo ano.
O responsável defendeu a necessidade de estender os serviços de vacinação às sedes municipais o mais rápido possível, para facilitar a implementação dos programas da instituição ligados à prevenção de doenças animais. Explicou que o número reduzido de técnicos faz com que os serviços veterinários existam apenas na sede da província, tendo acrescentado que as autoridades locais tudo estão a fazer para expandi-los.  Os serviços veterinários têm o registo de 443 mil animais, entre bovinos, suínos, ovinos, caprinos, aves e de estimação.

Tempo

Multimédia