Províncias

Acesso ao ensino está mais facilitado

Um total de 400 novas salas, absorvendo 250 mil alunos no ensino primário, primeiro e segundo ciclo, foram construídas na província do Moxico entre 2013 e o primeiro trimestre deste ano, informou o director Provincial da Educação.

Abel Jones Pique esclareceu que o aumento de salas de aulas permitiu a entrada de 26 mil novos alunos no sistema de ensino.“O governo da província tem estado a trabalhar para a melhoria do ensino. Creio que estamos no bom caminho, porque o objecvtivo principal e de combatermos o analfabetismo e, para tal, temos de construir mais infra-estruturas escolar a nível da província”, disse o director da educação.     
 Foi intensificada a sensibilização por parte de quadros da educação aos pais e encarregados de educação, para levarem os educandos às escolas. “Os encarregados de educação começam a valorizar a escola, fruto do trabalho da mobilização para que eles matriculem as crianças”, disse.

Casos de Sida

O Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária do Município de Camanongue diagnosticou, no primeiro trimestre deste ano, um caso positivo de Sida, entre 101 cidadãos testados, informou a responsável da área.
Rita Mbimbi explicou que a pouca propagação das doenças de transmissão sexual na região é fruto das campanhas de sensibilização promovidas constantemente pelos técnicos.
A acção conta com a colaboração e apoio da Administração Municipal de Camanongue, autoridades tradicionais e líderes religiosos que se dedicam ao esclarecimento das formas de transmissão e prevenção, sobretudo daSida.
Rita Mbimbi pediu à Administração Municipal de Camanongue para construir um Centro de Testagem Voluntária, a fim deatender maior número de pacientes.

Tempo

Multimédia