Províncias

Alunos do Centro Educativo visitam maior símbolo da paz

Um grupo de 90 alunos, com idade entre os quatro e cinco anos, do Centro Educativo Maria Auxiliadora (Cema), visitou na sexta-feira, no Luena, o Monumento à Paz, simbólico maior da paz em Angola.

Crianças ficaram maravilhadas com o local
Fotografia: Edições Novembro


Situado no centro Leste do Luena, capital provincial do Moxico, o Monumento à Paz passou a complexo turístico face aos vários serviços que oferece, desde Internet, sala de exposição de peças arqueológicas, biblioteca, restaurantes, quadra polidesportiva, entre outros.
Para a professora Maura Faustino, que chefiou a comitiva estudantil, a visita teve como objectivo assinalar o Dia do Ambiente, pelo facto de o complexo possuir uma zona verde emblemática e que pode inspirar as crianças a preservar o ambiente.
A docente aconselhou os pais e encarregados de educação a oferecerem mais momentos de lazer aos filhos, por contribuir no seu desenvolvimento intelectual.
O Monumento à Paz é o símbolo maior do culminar de todo o processo de luta de libertação do povo angolano, iniciado em 1961, permitindo o alcance da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975 e, depois, a conquista da paz, a 4 de Abril de 2002. />O Complexo Turístico Monumento à Paz foi inaugurado pelo Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, a 4 de Abril 2012, na cidade do Luena. O lugar apresenta uma pomba branca apoiada sobre dois braços e a inscrição, na base, da palavra paz, esta memória simboliza o sacrifício dos angolanos.
A estátua do Monumento à Paz tem cerca de 30 metros de comprimento e foi fabricada à base de cobre e ferro. É composta de dois braços que seguram uma pomba branca simbolizando a Paz em Angola e situa-se no centro Leste da cidade, no jardim Lénine.
Nos arredores da infra-estrutura foi construída uma área administrativa com gabinetes, sala de reuniões para 40 pessoas, biblioteca, sala de Internet, entre outros compartimentos. A estrutura adjacente possui ainda um restaurante para 60 pessoas, uma sala de conferências com capacidade de 64 lugares, de leitura e balneários, além de arruamentos.

Tempo

Multimédia