Províncias

Bairros dos arredores do Luena apetrechados com novas escolas

Samuel António | Luena

Moradores do bairro Kawango, arredores da cidade do Luena, Moxico, vão passar a ter, até ao fim deste mês, uma escola do ensino primário com 12 salas, construída no âmbito do Programa de Investimentos Públicos.

A maior preocupação do Governo Provincial consiste em aumentar o número de escolas
Fotografia: Daniel Benjamim

Moradores do bairro Kawango, arredores da cidade do Luena, Moxico, vão passar a ter, até ao fim deste mês, uma escola do ensino primário com 12 salas, construída no âmbito do Programa de Investimentos Públicos.
O encarregado da obra, Leonardo Demochafi, disse que os trabalhos caminham a bom ritmo e tudo indica que a obra vai ser entregue no prazo estipulado, embora tenha reconhecido haver alguns problemas em relação ao material.
“Pensamos que a situação que vivemos está ultrapassada e vamos continuar a redobrar esforços para cumprirmos o compromisso assinado com o dono da obra”, precisou.
A escola que está a ser construída no Bairro Kawango é idêntica a várias outras em construção nos bairros Kapango, Alto Campo, 4 de Fevereiro e Sinal Novo, para dar resposta à procura no início de cada ano lectivo.
O director Provincial da Educação no Moxico, Jones Abel Pique, afirmou que a maior preocupação do Governo consiste em aumentar o número de escolas para integrar todas as crianças com idade escolar no sistema normal de ensino.
Jones Abel Pique considerou oportuna a política para o sector da Educação e apontou a construção e reabilitação de infra-estruturas escolares como um dos factores fundamentais para o progresso do processo de ensino e aprendizagem. “Sem escolas em condições, jamais teremos um ensino de qualidade em Angola e, em particular, na província”, considerou.
O caminho para um futuro melhor passa necessariamente pela educação e pela construção de empreendimentos escolares capazes de dar resposta às reais necessidades da população, disse o responsável da Educação na província, que acredita no plano do Governo em continuar a trabalhar em prol das população.
Domingos Dala, morador do bairro Kawango, considerou a construção da escola, nesta área, como sendo um dos compromissos que o Governo Provincial tem vindo a assumir junto da população, no que toca à expansão de mais escolas a nível da cidade do Luena.
“A população deste bairro nunca pensou em um dia ter uma escola com esta dimensão, e se agora é uma realidade, é motivo para agradecer porque vai trazer muitos benefícios aos moradores deste bairro”, acrescentou.
Domingos Dala reconheceu que a conclusão da escola vai evitar, no próximo ano lectivo, a deslocação de muitos alunos que, diariamente, têm de percorrer longas distância para estudar noutros bairros periférico, principalmente à noite.

Tempo

Multimédia