Províncias

Camanongue ganha escola e mais um posto médico

José Rufino | Luena

As regedorias de Caliata e Muacandala, 53 e 23 quilómetros da sede do município de Camanongue, na província do Moxico, contam com mais uma escola, com quatro salas de aula, e um posto médico, inaugurados pelo governador Gonçalves Muandumba.

Fotografia: Edições Novembro

A escola, construída no âmbito do programa de expansão de serviços da Educação e melhoria da qualidade de ensino, vai albergar 280 alunos, da iniciação à 4ª classe, enquanto o posto médico, com duas camas, atende os serviços de observação, farmácia, consultas pré-natais e PAV.
Foram ainda inauguradas duas pontes de betão sobre o rio Luxia e Luaji, que vão facilitar o acesso às localidades de Tchilembele, Sana e Cambila. Segundo Gonçalves Muandumba, os novos empreendimentos foram colocados à disposição da população no quadro do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado e de Combate à Fome e à Pobreza.
“Camanongue consta entre os municípios onde está a ser experimentado o programa de municipalização da acção social a nível do país”, disse o governador, acrescentando que a sua visita serviu também para constatar de perto como está a ser implementado o referido programa.
O governador Gonçalves Muandumba assegurou que no próximo mês de Abril vai entrar em funcionamento um novo projecto, denominado “Transferência de rendas”, para as pessoas carenciadas. O programa, segundo o governador, contempla a construção de escolas, postos de saúde, fontenários, chafarizes, além do incentivo à produção agrícola.
Em gesto de agradecimento, o soba Caliata, em nome da população, enalteceu os esforços do Governo, dizendo que as infra-estruturas que a regedoria ganhou vão contribuir para a melhoria das condições de vida da população.
“Estamos felizes, porque as pessoas vão deixar de percorrer vários quilómetros, até à sede do município, para serem assistidas”, disse a autoridade tradicional, que solicitou mais empreendimentos sociais, para o bem-estar da população.

Tempo

Multimédia