Províncias

Cameia precisa de mais médicos

O hospital municipal da Cameia, província do Moxico, precisa de cinco médicos especializados em pediatria, ortopedia, medicina geral, ginecologia e cirurgia.

O hospital municipal da Cameia, província do Moxico, precisa de cinco médicos especializados em pediatria, ortopedia, medicina geral, ginecologia e cirurgia.
A directora em exercício do estabelecimento hospitalar, Paula Pedro, disse que recebe muitos doentes com necessidade de intervenção de técnicos especializados nas áreas acima referidas.
Paula Pedro esclareceu que o hospital da Cameia, que contava apenas com um médico cirurgião coreano, transferido para outro município, encomendou equipamentos para o bloco operatório, laboratório de análises clínicas e secção de hemoterapia, que em breve serão instalados.
A directora em exercício acrescentou que o sector da saúde local necessita igualmente de 304 enfermeiros e técnicos administrativos, com vista a responder ao fluxo de utentes dos serviços sanitários.
Quanto às ocorrências, a responsável apontou as infecções respiratórias, malária e diarreia aguda como as doenças mais frequentes na região. “Temos medicamentos suficientes para combater estas enfermidades”, acrescentou.
O hospital municipal da Cameia presta serviços de banco de urgência, consultas externas, partos, medicina geral e pediatria, e possui uma farmácia.
Inaugurado em 2010, tem 58 camas e a assistência médica é assegurada por 66 técnicos.
A localidade de Cameia, situada a 102 quilómetros da cidade do Luena, tem 31.331 habitantes, na sua maioria camponeses.

Tempo

Multimédia