Províncias

Camponeses recebem milhões de Kwanzas

Samuel António |Luena

O Banco de Comércio e Indústria (BCI) concedeu 28 milhões de kwanzas em crédito agrícola a dez associações de camponeses do Luena.

O Banco de Comércio e Indústria (BCI) concedeu 28 milhões de kwanzas em crédito agrícola a dez associações de camponeses do Luena. O crédito foi atribuído no âmbito do programa da campanha agrícola, num acordo entre o Banco de Comércio e Indústria (BCI) e os representantes de associações de camponeses.
Sacassanje, 14 quilómetros a Sul da cidade do Luena, tem dez associações, cujo crédito numa primeira fase beneficia 470 camponeses. De acordo com o contrato, cada beneficiário vai receber cinco mil dólares, reembolsados num prazo de 10 meses, com uma taxa de juros de cinco por cento.   
O presidente do conselho de administração do BCI, Adriano Pascoal, afirmou que o seu banco pretende estabelecer uma parceria com os camponeses, através do crédito, no sentido de aumentar a produção e contribuir para o desenvolvimento económico do país.
Adriano Pacoal reconheceu que os camponeses são os menos beneficiados dos créditos bancários. Com este programa do Executivo, acrescentou, os camponeses têm maior possibilidade de crédito, para aumentar os níveis de rendimentos e participar nos esforços do desenvolvimento sustentável que o país pretende.
Tersisio Baptista, do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) no Moxico, afirmou que o crédito vai ampliar a produção, criar excedentes e aumentar cada vez mais os níveis de rendimento, através de fertilizantes e de outros meios de produção. Para o regedor de Sacassanje, Jemix Muahime, a sua região já foi um importante pólo agrícola, mas devido à guerra, as infra-estruturas que apoiavam a produção ficaram degradadas. “Estes créditos vão incentivar os camponeses a ampliar as suas lavras e produzir para as suas famílias e para o comércio”, afirmou o regedor.
Na mensagem de agradecimento, os camponeses associados reconheceram os esforços do governo e prometeram cumprir na íntegra todos os requisitos acordados no memorando.  

Tempo

Multimédia