Províncias

Casas no Kwenha estão sob ameaça

Um número sem conta de residências no bairro Kwenha, arredores da cidade do Luena, no Moxico, pode ser engolido pelas ravinas, caso não haja uma intervenção nos próximos tempos, informou o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB).

A preocupação foi manifestada através de uma nota a que a Angop teve acesso, esclarecendo que o fenómeno erosivo pode engolir residências dos habitantes do bairro Kwenha, a unidade de engenharia das Forças Armadas Angolanas (FAA) e a cadeia militar localizada naquelas imediações.Para avaliar os riscos, a corporação afecta ao Ministério do Interior inspeccionou quatro principais ravinas, que evoluem na área, tendo identificado os riscos que representam para a comunidade, para possível intervenção.
Fez saber que, após a observação, a unidade provincial dos Bombeiros encaminhou os resultados à Comissão Provincial de Protecção Civil de Calamidades Naturais, para o devido seguimento e tratamento.
O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros  realizou 23 reinspecções, 21 assistências a aeronaves que aterraram no aeroporto do Luena “Comandante Dangereux” e quatro actos de protecção em públicos. Foram ainda efectuados duas sessões de sensibilização da população dos bairros Kwenha, Alto Campo e Zorró, sobre a prevenção de incêndios.

Tempo

Multimédia