Províncias

Casos da doença tendem a aumentar na cidade do Luena

Lino Vieira | Luena

O banco de urgência do Hospital Sanatório do Moxico registou 72 casos positivos de tuberculose, durante o primeiro trimestre deste ano,  revelou ontem a chefe da área de estatística da unidade clínica.

Durante o trimestre em análise,   o sanatório atendeu 978 pacientes nas consultas externas, informou Clementina Vumbi, que explicou   que a má alimentação e o consumo  excessivo de bebidas alcoólicas são os grandes factores que contribuem para o aumento de casos de tuberculose na província.
Clementina Vumbi apelou à população para adoptar comportamentos mais saudáveis, principalmente acatar as normas de prevenção da doença e para cumprirem sempre o período de tratamento.

Roubo de gado

A unidade de combate ao furto de gado da Polícia Nacional, no Cunene, redobrou as acções operativas para impedir o roubo de gado bovino e de outras espécies nas zonas rurais da província, disse no domingo á Angop, em Ondjiva, o porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional.
O intendente Piedade Pombal frisou, quando apresentava o balanço da actividade operativa que, fruto dessa dinâmica, nos últimos sete dias foram frustradas duas tentativas de roubo de gado nos municípios do Cuanhama e Cahama, que resultaram na detenção de cinco pessoas. Informou que durante o período  foram recuperados dez bovinos supostamente roubados e restituídos já aos seus proprietários.

Tempo

Multimédia