Províncias

Casos de HIV-Sida no Moxico reduzem significativamente

Leonilde Cahilo | Luena

O centro de testes voluntários de VIH-Sida na província do Moxico realizou, no ano passado, 22.676 testes, dos quais 1.468 positivos, contra 48.663 no ano anterior, com 2.691 casos positivos, disse segunda-feira, no Luena, a supervisora provincial do programa de combate à sida.

Sociedade marcha e diz não ao HIV-Sida
Fotografia: Miqueias Machangongo | Edições Novembro

Em declaração segunda-feira ao Jornal de Angola, Glória Muhangueno afirmou que dos testes positivos, realizados no ano passado, 66 resultaram em óbitos.
A responsável afirmou que apesar de se registar a paralisação de testagem durante alguns meses de 2016, devido à falta de material, os números preocupam as autoridades sanitárias da província.
Glória Muhangueno revelou que em 2015 foram submetidos ao tratamento 2.998 pacientes com o vírus de VIH/Sida, número que baixou para 1.378 em 2016.
A supervisora mostrou-se preocupada pelo facto de muitos pacientes abandonarem o tratamento convencional e apostarem no tratamento tradicional. “Até hoje algumas pessoas não acreditam que o sida existe, pensando  que fora do hospital conseguem encontrar a solução, por meio de profetas e curandeiros tradicionais, e só se lembram de voltar ao hospital já em fase terminal”.
Glória Muhangueno apontou como perspectivas para 2017 a intensificação de acções de supervisão a nível dos municípios e unidades que comportam serviços de prevenção de transmissão vertical, testagem voluntária e tratamento antiretroviral.
Ainda em torno das perspectivas, Glória Muhangueno disse que pretende-se trabalhar com a Direcção da Família e Promoção da Mulher e o Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social no sentido de se enquadrar cidadãos com VIH/Sida nos centros de formação profissional.
Glória Muhangueno apelou aos seropositivos a procurarem orientação médica, pois o tratamento para esta doença é contínuo e qualquer iniciativa fora do medicamento próprio resulta em morte.

Tempo

Multimédia