Províncias

Casos de violência contra a criança discutidos no Luena

José Rufino | Luena

A vice-governadora provincial do Moxico para o sector Político e Social, Adriana Cacuassa Bento, afirmou o empenho do Governo local em acabar com os maus tratos contra a criança.

Adriana Cacuassa Bento falava no Fórum Provincial sobre os Onze Compromissos com a Criança, realizado pela Direcção Provincial do Instituto Nacional da Criança no Moxico, que juntou magistrados do Ministério Público, administradores municipais,  oficiais das Forças Armadas Angolanas e da Polícia Nacional, autoridades tradicionais e religiosas, com o objectivo de analisar a situação da criança na província do Moxico.    
Adriana Cacuassa Bento lamentou o facto de a criança ser violentada pelos próprios pais, que em muitos casos submetem os filhos a trabalhos forçados, o que as tem impossibilitado de frequentar a escola. 
A Constituição da República de Angola, acrescentou, consagra a protecção dos direitos da criança, a sua educação integral e harmoniosa, como prioridades absolutas da família, do Estado e da sociedade.
“Na província do Moxico foram construídas escolas, hospitais, centros médicos, habitações, sistemas de tratamento e de distribuição de água potável e de luz, parques infantis e outros serviços, para o benefício da criança", disse.
Durante encontro, os participantes discutiram temas ligados à protecção e desenvolvimento na primeira infância, registo de nascimento, maternidade, casamento precoce e justiça juvenil.

Tempo

Multimédia