Províncias

Cidade em desenvolvimento

Samuel António |Luena

A cidade do Luena, capital da província do Moxico, tem dado passos largos, nos últimos anos, de modo a alcançar a sua verdadeira imagem, com a concretização de vários projectos, visando resgatar o estatuto de uma das melhores e belas cidades da região leste de Angola.

Os habitantes são por natureza acolhedores e ajudam na manutenção da cidade
Fotografia: Daniel Benjamim

A cidade do Luena, capital da província do Moxico, tem dado passos largos, nos últimos anos, de modo a alcançar a sua verdadeira imagem, com a concretização de vários projectos, visando resgatar o estatuto de uma das melhores e belas cidades da região leste de Angola.
Terminada a guerra, o maior entrave ao seu desenvolvimento, o governo da província tem gizado programas que visam a recuperação da beleza da cidade, através da colocação de asfalto em todas as ruas e avenidas, reabilitação dos jardins, melhoria dos sistemas de esgoto e outros serviços.
Além da recuperação de passeios e lancis, a cidade do Luena ganhou outro projecto de iluminação pública, alimentado por um grupo gerador que, numa primeira fase, está a beneficiar as principais ruas e avenidas. Luena, erguida num planalto de 1.320 metros de altitude, é uma cidade com muitas ruas largas de dois sentidos. Tem casas bem alinhadas em quarteirões, sombreadas por mangueiras e acácias rubras, aspectos que atraem qualquer visitante. Para muitos cidadãos contactados pelo Jornal de Angola, o aspecto físico que apresenta hoje a cidade mais antiga da região leste é motivo de satisfação.
“Cuidar de uma cidade é como se estivesse a cuidar de uma casa,” disse João de Almeida, ancião de 89 anos, que afirma ter passado toda a sua juventude no Luena. Para ele, a cidade que o viu nascer já foi um dos maiores centros turísticos nos anos 60, quando o comboio circulava de Benguela ao Luau. Com o trabalho que está a ser feito pelo governo da província, “tenho a certeza de que, daqui a mais cinco anos, Luena é uma cidade igual ou melhor do que a que conhecemos no tempo colonial”.
Luena é também uma cidade que está a conhecer bastante crescimento em termos de infra-estruturas sociais e económicas. A construção da Escola Superior Politécnica e do Instituto Médio de Administração e Gestão enche de alegria aos habitantes da cidade do Luena. A estes projectos juntam-se a ampliação da escola do I ciclo do ensino primário Camarada Chifuchi, com 52 novas salas e o aumento de novas escolas, unidades sanitárias e rede hoteleira.
A cidade do Luena sempre cativou o interesse de muitos turistas devido à paisagem da região circundante. Os habitantes da cidadesão por natureza gente acolhedora e solidária e em colaboração com a Administração Municipal procuram manter em condições agradáveis a sua cidade.

Tempo

Multimédia