Províncias

Comboio do Luena chega ao Luau

Samuel António| Luena

 O primeiro comboio de passageiros com destino ao município do Luau,  partiu quinta-feira do Luena, depois de 32 anos de paralisação. A composição de 11 carruagens saiu do Luena às seis horas e 15 minutos, transportando 200 passageiros, numa viagem de oito horas.

Após três décadas de inactividade o primeiro comboio partiu do Luena para o Luau transportando duas centenas de passageiros
Fotografia: Daniel Benjamim

O maquinista Isaac Lundovi, 56 anos, afirmou que o momento representa um grande ganho e orgulho para a população local porque o comboio do CFB vai contribuir para o desenvolvimento da região, transportando pessoas e mercadorias.
 Isaac Lundovi espera que a entrada em funcionamento do comboio possa ajudar no desenvolvimento do município do Luau, tendo em conta que as trocas comerciais entre a fronteira e o litoral vão crescer significativamente.
“O comboio é um meio de transporte mais económico e com capacidade para transportar grandes quantidades de carga”, disse. Por isso, o maquinista do CFB apelou à população a conservar o património público para o bem de todos. O maquinista disse que a chegada do comboio comercial ao município do Luau marca uma nova era e um compromisso do Executivo, que depois do alcance da paz, em 2002, lançou as bases para a construção e reconstrução de infra-estruturas ferroviárias.
A recuperação do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), infra-estrutura destruída pela UNITA durante a guerra de agressão estrangeira, foi uma das grandes apostas do Executivo, que desenvolveu esforços para recuperar mais de 300  quilómetros do canal ferroviário entre o Luena e o município fronteiriço do Luau.

Tempo

Multimédia