Províncias

Comuna de Cangumbe tem novas escolas

Daniel Benjamim e Augusto Baptista | Luena

A população da sede comunal de Cangumbe e das localidades de Cagonga e Chicala, no município do Moxico, conta com novas escolas do ensino primário, com 14 salas cada, para albergar 1.260 alunos.

Os novos estabelecimentos de ensino da comuna foram construídos no âmbito do programa de desenvolvimento rural e combate à pobreza
Fotografia: Daniel Benjamim | Luena

Os empreendimentos, construídos no âmbito do Programa de Investimento Públicos (PIP), foram inaugurados pela vice-governadora do Moxico para o Sector Político e Social,  Adriana Cacussa Bento,  no quadro das comemorações do 4 de Abril, Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, que o país vai assinalar no próximo sábado.    
A vice-governadora disse que a província vai ganhar várias infra-estruturas escolares para diminuir o número de crianças fora do sistema de ensino.
Em menos de uma semana  foram inauguradas quatros escolas do ensino primário,  tendo  sublinhando que o programa vai continuar até às comemorações dos 40 anos da Independência, com a inauguração de mais equipamentos sociais. 
Adriana Cacuassa Bento realçou a importância dos serviços sociais mais próximos da população e reafirmou a disponibilidade do Governo da província continuar a trabalhar para construir mais escolas e acomodar os alunos de todos os subsistemas de ensino na região.
A vice-governadora lembrou que,  antes  do alcance da paz, em 2002,  a  população viveu momentos difíceis, mas hoje, o quadro é completamente diferente, pois é notório “um grande progresso em termos de construção de infra-estruturas”.
Falando dos ganhos que a província teve nos últimos quatro anos, a governadora referiu o aumento de unidades sanitárias, escolas, requalificação das vias rodoviárias, a chegada do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela ao Luau, a construção de aeroportos e no ensino superior,  informou, mais de 200 licenciados foram postos à disposição do  mercado de trabalho. O regedor Calema, da comuna de Cangumbe,  elogiou os esforços  do Governo provincial e afirmou que,  apesar do mau estado da estrada que liga a comuna à sede da província, as autoridades governamentais conseguiram construir as três escolas que vão permitir o acesso de muitas crianças ao ensino.   Reconhecendo as acções do Executivo, na  solução dos principais problemas da população, a autoridade tradicional realçou a necessidade de o Governo da província construir mais um posto médico na  localidade de Cangonga e recrutar mais professores.
Cangumbe é uma das três comunas do município do Moxico e dista  102 quilómetros a Este da cidade do Luena. Cangumbe tem mais de cinco mil habitantes e precisa de pelo menos 50 novos professores. Neste ano lectivo foram matriculados 3.015 alunos.

Tempo

Multimédia