Províncias

Construção de obras sociais dá bem-estar às populações

Lino Vieira | Moxico

A província do Moxico vai contar até ao final do mês com oito novos hospitais municipais e cinco escolas com 12 salas cada, anunciou ontem o governador provincial.

O Moxico passa a ter a partir de agora oito novos hospitais municipais e mais escolas
Fotografia: Dombele Benjamin |

A província do Moxico vai contar até ao final do mês com oito novos hospitais municipais e cinco escolas com 12 salas cada, anunciou ontem o governador provincial. João Ernesto dos Santos “Liberdade”, disse à imprensa, após uma visita efectuada ao  município de Camanongue, que  no quadro da execução dos programas que visam melhorar a vida da população, estão a ser dados passos importantes.
 O governador da província do Moxico disse que a construção de escolas, hospitais, estradas,  pontes, sistema de água e energia eléctrica mostram os esforços do Executivo, para melhorar as condições de vida das populações.
 A reabilitação do Caminho-de-Ferro de Benguela e a execução de outros programas, referiu,  deu origem a centenas de postos de trabalho para os jovens.
Uma das preocupação do Governo Provincial do Moxico tem a ver com a situação da energia eléctrica na cidade do Luena que vai ganhar nos próximos dias um novo impulso com a conclusão da central térmica, que vai ser entregue a 20 de Julho próximo.
 Está igualmente em curso um projecto de distribuição e tratamento de água  potável aos habitantes da cidade do Luena. Também está em construção, no  município do Alto Zambeze, um Instituto Médio com 24 salas e  brevemente começam as obras de construção do Instituto Médio Agrário, no município fronteiriço do Luau.  A rede viária é ainda um problema. O  governador João Ernesto dos Santos “Liberdade” informou que estão em curso as obras de reabilitação das estradas Luena-Saurimo, numa extensão de 260 quilómetros,  Luena-Lucusse, Luau-Alto Zambeze, Lucusse-Lumbala Caquengue e Bundas-Kuando-Kubango. O comboio no Luena e a conclusão do aeroporto dão à população várias  opções de transportes.
 No plano habitacional, o governador do Moxico afirmou que está em curso, em cada município, a construção de  casas, cuja entrega está prevista para o mês de Agosto. Para o próximo ano, está previsto o arranque das obras de construção de três mil casas do projecto Kora.  
 Para  dar uma vida condigna aos idosos, no mês de Agosto é inaugurado o lar da terceira idade do Luena. No sector da agricultura,   João Ernesto dos  Santos destacou   para o mês de Julho  a inauguração do  projecto Agro-Industrial de Sacassanje, 14 quilómetros a Sul da cidade do Luena.  
Satisfeito com a  expansão dos serviços do Banco de Poupança e Crédito em alguns municípios,   João Ernesto dos Santos “Liberdade” garantiu que vai continuar a negociar com o conselho da administração do BPC para  contemplar outros municípios ainda em falta.

Tempo

Multimédia