Províncias

Crianças internadas receberam brindes

José Rufino | Luena e Augusto Baptista | Lumbala Nguimbo

Mais de 90 crianças que se encontram internadas no Hospital provincial do Moxico beneficiaram de brinquedos e bens alimentares, entregues pela vice-governadora do Moxico para o sector Político e Social, Adriana Sofia Cacuassa Bento.

Objectivo foi alegrar as crianças que não podem passar as festas junto da família
Fotografia: Jornal de Angola

Na ocasião, o director do hospital, Rubem Inácio, mostrou-se satisfeito com o gesto do Governo, pelo facto de dar alegria às crianças que se encontram internados há mais de uma semana, com patologias diversas e que não podem passar as festas junto das suas famílias.
Rubem Inácio considerou de crítica a situação que se vive na pediatria do hospital central do Luena, devido aos inúmeros casos que tendem a aumentar, por causa das chuvas que caem diariamente na região.
A malária, associada à anemia, foram apontadas pelo director como sendo as patologias que mais têm preocupado as autoridades sanitárias locais.
O hospital, segundo o seu director, tem medicamentos suficientes para atender todas as crianças internadas.
 
Festa em Lumbala Nguimbo

Crianças oriundas de todas as localidades do município dos Bundas comemoraram, em Lumbala Nguimbo, a festa do Natal, oferecida pelo Instituto Nacional da Criança (INAC) e pela esposa do governador provincial. A festa juntou 308 crianças no município, que dista 375 quilómetros do Luena.
As crianças dançaram, apresentaram peças de teatro, declamaram poemas e passaram o dia a brincar. Além das habituais prendas, foi oferecido um lanche a todos os presentes.  A esposa do governador do Moxico, Isabel dos Santos, disse na ocasião que a celebração do Natal tem um grande significado na família angolana, por ser um momento em que se renovam as esperanças no seio das famílias, o amor ao próximo, o perdão e a solidariedade entre as pessoas. Por isto, referiu, a celebração do Natal deve merecer uma especial atenção a nível das famílias e da sociedade em geral.
Ladeada pela vice-governadora para o sector Político e Social do Moxico, Adriana Cacuassa Bento, a esposa do governador garantiu que o Governo continua empenhado na procura de melhores soluções que possibilitem dar mais atenção à criança angolana.
A administração municipal da Cameia, 106 quilómetros do Luena, juntou 400 crianças e ofereceu brinquedos e lanches. A administração municipal da Cameia considera o Natal da criança um espaço de reencontro entre todos os petizes e que a festa permitiu a cada um conviver em harmonia, paz e solidariedade com os demais.

Tempo

Multimédia