Províncias

Cuidados de saúde estão melhor

José Rufino | Luena

Os cuidados primários de saúde às comunidades estão a conhecer melhorias consideráveis, nos últimos tempos, desde a inserção deste programa nas estratégias nacionais levadas a cabo pelo Executivo, afirmou o director municipal da Saúde do Moxico.

O objectivo da expansão dos serviços de saúde é baixar os índices de mortalidade
Fotografia: Eduardo Pedro

Carlos dos Santos Paulino informou que as autoridades têm vindo a promover de forma organizada e sistematizada a planificação e a gestão da saúde a nível municipal, com vista a aproximar os serviços às comunidades.
O responsável municipal salientou que o sector da Saúde está a levar a cabo várias acções com vista a definir os recursos específicos que vão ajudar a melhorar a atenção primária de saúde às comunidades. Carlos dos Santos Paulino, que falava durante o encontro municipal de avaliação das actividades do sector referentes ao ano passado, realizado no Luena, assegurou que o departamento provincial da saúde pública está inserido no plano nacional, dai a forma organizada e sistematizada da planificação e da gestão sanitária a nível local. Disse que, neste momento, já foram identificadas as intervenções para reforçar a capacidade dos municípios, tendo referido o suporte de avaliação, supervisão, implementação e planificação das actividades integradas no plano de fortalecimento da revitalização dos serviços municipais de saúde.
O director municipal  anunciou que está previsto o reforço do plano operacional de actividades de saúde pública, estabelecido no pacote dos cuidados primários de saúde. O encontro, que visou avaliar o plano operacional das actividades da saúde pública do ano transacto, serviu também de veículo para traçar a nova gestão financeira dos medicamentos, equipamentos e funcionamento das cadeias de frio e laboratórios.
Até sexta-feira, os participantes abordaram temas ligados às noções e importância da vacinação, consulta pré natal, planeamento familiar, nutrição, vigilância epidemiológica, mobilização, recursos humanos e materiais existentes.

Tempo

Multimédia