Províncias

Defendida maior promoção na juventude

José Rufino | Luena

A importância da aprendizagem das línguas nacionais pela juventude foi tema de uma palestra dirigida aos alunos de diferentes níveis de ensino no Moxico, promovida pela comissão provincial do FENACULT.

Ensino deve começar nas classes iniciais
Fotografia: João Gomes

Zacarias Yamba Sakawanga, licenciado em literatura e língua africana, disse na sua intervenção que a língua tchokwe faz parte de um mosaico de línguas faladas em Angola e que deve ser apreendida de maneira a se poder entender a essência da cultura da região Leste do país e perceber os hábitos e costumes dos seus povos.
“E impossível entender a cultura de uma região falando línguas de outras regiões, daí a necessidade de as novas gerações cultivarem o interesse pela aprendizagem das línguas nacionais”, disse.
Zacarias Yamba Sakawanga disse ainda que ao nível do Instituto Linguístico de Angola está a proceder-se a um levantamento linguístico, para se poder implantar as principais línguas nacionais nas diferentes regiões do país.
“As línguas nacionais jogam um papel importante na saúde, educação, desporto, música e em todas as áreas do saber, porque elas permitem a comunicação a um universo de pessoas com o problema de interpretar a língua portuguesa”. O palestraste disse ser importante que se acelere o processo de implementação das línguas nacionais nas escolas.

Tempo

Multimédia