Províncias

Defendida mais formação de professores

Samuel António | Luena

Os participantes ao quinto conselho consultivo da Direcção Provincial da Educação no Moxico, reunido em Camanongue , salientaram a importância de uma maior aposta na formação de professores para a melhoria do processo de ensino.

Os técnicos do sector salientaram a importância de se adoptarem medidas destinadas a melhorar o trabalho metodológico e o processo educativo, dotando o professor de conhecimentos técnico e científicos que lhes permita assumir com responsabilidade a tarefa de educar. Os participantes concluíram que a mono docência deve ser adoptada  por todas as repartições municipais e direcções das escolas devido às normas do Ministério da Educação destinadas a aprofundar as metodologias de ensino.
Na reunião, de três dias, foi igualmente salientada a importância da formação contínua dos inspectores escolares, o reforço na supervisão de turmas de alfabetização e a prática da educação física e desporto escolar, bem como a realização de Olimpíadas de Matemática para o I ciclo e "Sábados Académicos" para o II ciclo do ensino secundário.
Os participantes também concluíram que as Administrações Municipais devem criar condições de alojamento para manter os professores nos postos de trabalho. A introdução na merenda escolar de produtos locais foi outra das recomendações dos responsáveis e quadros do sector da Educação, que avaliaram a situação do ensino na província do Moxico, durante três dias.
O director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia destacou os avanços alcançados no sector, com a construção de mais escolas e de salas de aulas e a admissão de professores, como factores que contribuem para a melhoria da qualidade de ensino e da expansão da rede escolar a nível de toda a província.
Abel Pique lamentou as constantes ausências de directores e professores nas escolas.

Tempo

Multimédia