Províncias

Electrificação domiciliar até às zonas suburbanas

O Governo Provincial do Moxico reunido em sessão ordinária decidiu recomendar à Empresa Nacional de Electricidade (ENE) a continuação da electrificação das zonas suburbanas do Luena.

Fornecimento de energia eléctrica a várias zonas da província melhorou substancialmente
Fotografia: Jornal de Angola

A reunião, dirigida pelo governador João Ernesto dos Santos, recomendou ainda o fornecimento de energia às zonas já electrificadas, para o bem das populações.
O Governo deliberou que o material em falta para apetrechar a futura Maternidade Provincial do Moxico seja inserido no Programa de Investimentos Públicos (PIP) de 2016 e que deve ser dada mais atenção à elaboração de cálculos orçamentais relativos às obras de impacto social.
No âmbito da aplicação dos Programas Municipais Integrados de Desenvolvimento Rural e de Combate à Fome e Redução da Pobreza, criados em 2008 pelo Executivo, foi recomendado um maior entrosamento entre as unidades técnicas municipais, provincial e os grupos de acompanhamento, quanto à prestação de informações inerentes aos respectivos programas. Em relação ao Gabinete de Estudos e Planeamento (GEP) e à Delegação Provincial das Finanças, o órgão colegial da província recomendou às referidas instituições que apresentem, nos próximos relatórios, uma fundamentação relativa à diferença do reembolso dos períodos anteriores.
Quanto aos Projectos de Investimentos Públicos para 2015, a reunião considerou que os sectores do Governo devem participar com propostas e projectos concretos, de acordo com as especificidades das áreas, junto do Gabinete de Estudo e Planeamento, para os enriquecer.
Os membros do Governo mostraram-se preocupados com as empresas de fiscalização das obras de construção de infra-estruturas e recomendaram aos sectores intervenientes que acautelem a situação nos próximos tempos. Também recomendaram à Direcção da Assistência e Reinserção Social que continue a apoiar os desmobilizados para o seu bem-estar social.

Tempo

Multimédia