Províncias

Ensino na vila do Lucusse é reforçado com mais salas

José Rufino | Luena

As crianças da comuna do Lucusse, 133 quilómetros a sul da cidade do Luena, dispõem de mais oportunidades para estudar com a inauguração de mais uma escola do ensino primário com 14 salas.

Mais crianças do Lucusse podem aprender a ler e escrever em salas confortáveis
Fotografia: Domingos Cadência

O empreendimento, com capacidade para 1.260 alunos em dois períodos, foi inaugurado pela vice-governadora para o sector Político e Social, Adriana Cauassa Bento.A vice-governadora salientou que a entrada em funcionamento da instituição vem dar “mais ânimo ao sector da Educação”, que tem estado a conseguir retirar de fora do sistema de ensino um grande número de crianças.
Adriana Bento disse que o Executivo angolano vai continuar a envidar esforços para a materialização dos compromissos que assumiu para com as crianças, no âmbito dos programas que implementa desde o alcance da paz, há 13 anos.
A vice-governadora para o sector Político e Social anunciou a construção de novas instituições escolares, no quadro das estratégias de expansão e melhoria do sistema de ensino e aprendizagem a nível das comunidades mais longínquas.
Além das infra-estruturas escolares, as autoridades apostam, nos últimos anos, na melhoria da assistência médica e medicamentosa à população da província, com a edificação de mais hospitais, centros e postos de saúde.
O soba da localidade, Augusto Caiombo Vunda, que se mostrou satisfeito com a inauguração da escola, defendeu a construção de mais estradas e a reparação de outras que se encontram em péssimas condições.

Tempo

Multimédia