Províncias

Escolas inauguradas no município dos Bundas

Lino Vieira| Bundas

Um total de 1.800 alunos do I ciclo do ensino secundário das comunas do Luvuei e Ninda, no município dos Bundas, passam a frequentar as aulas em melhores condições, com a inauguração, ontem, de duas escolas, pelo governador provincial do Moxico, João Ernesto dos Santos.

Mais crianças da região vão poder aprender a ler e a escrever em escolas condignas
Fotografia: Lino Vieira

As novas escolas enquadram-se no programa de expansão de escolas do referido escalão de ensino a nível da província do Moxico, para reduzir o número de meninos fora do sistema de ensino.
O soba do Luvuei, António Tchiama, elogiou a postura do Governo provincial, por continuar a apostar na construção de mais escolas e de outros serviços, com vista a melhorar a vida da população.
Com a instalação dos estabelecimentos de ensino,  disse o soba, a população está  contente, uma vez que as crianças vão continuar a estudar no local de residência, saindo apenas da região para frequentarem o ensino médio.
Na mensagem de agradecimento, a aluna Esperança Maurícia disse, em nome de colegas, que as novas escolas  contribuem para a melhor  a aprendizagem dos alunos.
Esperança Maurícia recordou   que estudavam debaixo de mangueiras e sentavam-se em paus, um cenário que fica definitivamente para trás. “Por isso, apelo os outros alunos para cuidarmos bem destas escolas.”  O município dos Bundas matriculou, neste ano lectivo, 22.850 alunos.
Aquela parcela da província do Moxico dispõe de 174 professores, mas precisa de mais 750, para cobrir as necessidades da região, que tem 25 escolas em funcionamento e quatro em construção.

Bairro do Alto Campo beneficia de mais salas

Uma escola primária, com 14 salas de aulas, foi inaugurada no domingo, no bairro do Alto Campo, nos arredores da cidade do Luena, para acolher 1.260 alunos em dois turnos. A referida infra-estrutura está equipada com salas de reuniões e de professores, gabinetes administrativos, biblioteca, cantina e ­papelaria. A escola foi inaugurada pelo governador provincial do Moxico, João Ernesto dos Santos, no âmbito do programa de expansão do ensino primário nas comunidades da região, para a inclusão de um maior número de crianças no sistema educativo.
O director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Abel Jones Pique, afirmou que esta escola e outras já inauguradas fazem parte   de um conjunto de 94 estabelecimentos de ensino, prometidos pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, por altura da sua última visita à província do Moxico. Abel Pique disse que das 94 escolas, 62  já estão em funcionamento nos nove municípios da província.

Tempo

Multimédia