Províncias

Falta aparelho de raio X no Hospital Municipal

José Chaves | Nharêa

O Hospital Municipal da Nharêa, cerca de 175 quilómetros da cidade do Cuito, está com grandes dificuldades para atender pacientes, sobretudo os que padecem de  problemas ortopédicos, desde que o aparelho de raio X da unidade clínica avariou, há mais de 14 meses.

Aparelho avariado cria transtornos aos técnicos de saúde
Fotografia: Mota Ambrósio | Edições Novembro

O responsável do hospital, Amândio Chissica, avançou que, com a avaria do antigo aparelho, a assistência aos doentes, principalmente na secção de ortopedia, tem sido bastante complicada.
Amândio Chissica realçou a importância do aparelho na assistência aos pacientes, dai a necessidade da substituição urgente da máquina, para que se melhorar a assistência aos doentes com traumatismo. A malária, doenças diarreica e respiratórias agudas, infecções da pele e as de transmissão sexual e reumatismo são, entre outras, as patologias tratadas na unidade sanitária.
Para combater estas e outras enfermidades, o município conta com os préstimos de quatro novos médicos nacionais especializados em Medicina Interna, que reforçaram os serviços de assistência, desde o passado mês de Outubro.
Amândio Chissica adiantou que  com o  referido reforço eleva-se para cinco o número de médicos no município, facto que deverá  contribuir para a melhoria da assistência sanitária.
O responsável do hospital considerou que a chegada dos novos médicos demonstra o compromisso do Governo na melhoria da assistência sanitária à população, evitando que os doentes percorram longas distâncias para serem consultados por um médico.
O município da Nharêa possui 17 unidades sanitárias, das quais se destaca o Hospital  Municipal, a única unidade de referência na região, com capacidade para 40 camas, quatro centros de saúde e 14 postos.

Tempo

Multimédia