Províncias

Famílias devem reforçar a higiene e o saneamento

José Rufino | Luena

As autoridades sanitárias do Moxico apelam às famílias a redobrarem as acções de higiene e saneamento básico, para que os casos de malária e doenças diarreicas se reduzam cada vez mais. O apelo foi feito pelo chefe de estatística médica do Hospital Provincial.

População aconselhada a ir aos hospitais
Fotografia: Eduardo Pedro

Francisco Gabriel disse que o Hospital Provincial do Moxico realiza uma série de palestras junto das comunidades mais afectadas sobre os cuidados a ter com o lixo, águas paradas e alimentos.O banco de urgência do Hospital Provincial do Moxico registou, nos últimos dias, poucos casos de malária em crianças menores de cinco anos, apenas oito, o que representa um sinal positivo.
Além da malária, as doenças respiratórias e diarreicas agudas, sarampo e a febre tifóide são outras enfermidades entre as mais frequentes na província.Durante a semana passada, foram registadas no banco de urgência daquela unidade hospitalar 443 entradas de pacientes com patologias diversas, dos quais 167 adultos e 266 crianças, de que resultaram três óbitos. Os serviços de pediatria atenderam durante o segundo trimestre deste ano 2.431 casos.

Tempo

Multimédia