Províncias

Garantida a expansão da formação técnica

Daniel Benjamim | Luena

O Executivo pretende, no próximo ano, expandir o ensino técnico-profissional e melhorar a qualidade dos equipamentos no centro de formação Dr. Agostinho Neto, na província do Moxico .

Objectivo é a criação de micro empresas no âmbito do programa de combate ao desemprego
Fotografia: Dombele Bernardo | Edições Novembro

A garantia foi dada ontem pelo secretário de Estado para Administração Pública, Trabalho Segurança Social (MAPTSS), no termo da sua visita de constatação dos projectos do sector na província do Moxico
Manuel Moreira assegurou que para concretizar tal iniciativa é preciso que haja um esforço combinado entre as estruturas centrais do MAPTSS e o governo da província do Moxico, no sentido de este (o governo) disponibilizar alguns serviços como água, energia eléctrica, melhoria das estradas e telecomunicações
O secretário de Estado para Administração Pública, Trabalho Segurança Social reconheceu o momento menos bom que atravessa a economia do país, que afecta também o centro de formação Dr. Agostinho Neto, que, na visão de Manuel Moreira, deve entrar em funcionamento antes ou depois do primeiro trimestre de 2018.
Nós estamos a analisar alguns aspectos com o governo provincial do Moxico, no sentido de revermos algumas áreas de formação profissional, para que, no futuro, tenhamos na província o curso de bate-chapa e soldadura. 
O secretário de Estado da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social referiu que o sector agrário constitui prioridade neste momento e toda a atenção vai ser dada para a formação dos agricultores e disponibilização das estruturas de apoio à agricultura, tais como transporte, tractores e entre outros meios.
Durante a sua estadia na província do Moxico, Manuel Moreira avaliou o funcionamento de diversos institutos profissionais e constatou o andamento de algumas obras do sector, em curso na cidade do Luena.

Tempo

Multimédia