Províncias

Garantido aumento de água às populações da província

José Rufino| Luena

Perto de 70 por cento da população da província do Moxico já beneficia de água potável, desde a implementação do programa Água para Todos, revelou na quinta-feira o director provincial de Energia e Água.

Celestino João disse que estão em curso várias obras na província, sendo que muitas destas se encontram em fase terminal, o que vai contribuir para que mais habitantes tenham acesso a água potável, nos próximos tempos.
O director provincial falava durante a inauguração, pelo governador do Moxico, João Ernesto dos Santos, de seis sistemas de tratamento e distribuição de água.
Com a entrada em funcionamento dos sistemas instalados nos bairros Vieira, Alto Campo e 4 de Fevereiro, nos arredores da cidade do Luena, e nas localidades do Donge, Mumanga e Chinanamata, no município de Camanongue, mais de 16 mil famílias passam a beneficiar de água potável.
Os referidos sistemas fazem parte do cumprimento das metas do Governo, que visa, até 2017, beneficiar o maior número de famílias, principalmente nas zonas rurais. Os empreendimentos têm capacidade para armazenar dez mil litros de água.
 O governador João Ernesto dos Santos afirmou que o Executivo tem estado a cumprir os compromissos com a população, que visam a melhoria das condições sócio-económicas das famílias. “Esse é o nosso dever, mas é preciso que todos contribuam”, sublinhou.
O administrador municipal do Moxico, Bento Luembe Paulino, considerou que a inauguração dos sistemas de água vai beneficiar a população e deixar de percorrer  quilómetros a pé para adquirir o produto.

Tempo

Multimédia