Províncias

Garantido ingresso de alunos na região de Mussuma Mitete

José Rufino | Luena

Pela primeira vez, um grupo de 1.350 crianças da comuna de Mussuma Mitete, município dos Bundas, vão estar enquadrada no sistema normal de ensino, a partir do próximo ano lectivo, anunciou ontem o director local da Educação.

Centenas de crianças têm acesso ao ensino
Fotografia: Viga da Purificação

João Arlindo forneceu esta informação após a inauguração de uma escola, com 14 salas de aulas, pelo governador provincial do Moxico, João Ernesto dos Santos, naquela localidade que fica a 64 quilometros da sede do município dos Bundas.
O director municipal da Educação explicou que a infra-estrutura, inaugurada no quadro dos festejos do 11 de Novembro, Dia da Independência Nacional, vai dar outro impulso ao sector, por marcar a abertura de mais oportunidade para mais crianças possam estudar.
Com a entrada em funcionamento da nova escola, o município dos Bundas passa a contar com 24 escolas, perfazendo um total de 168 salas de aulas, número considerado reduzido para suportar a procura a nível da região.
João Arlindo disse ainda que, para o presente ano lectivo, foram matriculados em todo o município, nos diferentes níveis de ensino, cerca de 24.850 alunos, com aulas asseguradas por 175 professores.
Para cobrir as necessidades da instituição, o responsável da Educação avançou que o município precisa de mais 760 novos professores.
O director municipal anunciou ainda que, no próximo ano, aquela localidade da província do Moxico vai matricular 26 mil alunos nos diferentes níveis de ensino.
O regedor de Miteta mostrou-se satisfeito com a inauguração da escola, considerando que a mesma vai ajudar no desenvolvimento intelectual das crianças daquela região e contribuir para que abandonem os campos de cuiltivo.

Tempo

Multimédia