Províncias

Glória Masseca mulher exemplar

Samuel António| Luena

Glória Ernesto Masseca é uma mulher que pelo seu exemplo de coragem e determinação soube dar o melhor de si na educação e instrução dos filhos
Com 44 anos de casamento, Glória Masseca é mãe de dez filhos.

Com a sua determinação e coragem ensinou todos os filhos a serem humildes e batalhadores
Fotografia: Daniel Benjamim| Luena

Glória Ernesto Masseca é uma mulher que pelo seu exemplo de coragem e determinação soube dar o melhor de si na educação e instrução dos filhos
Com 44 anos de casamento, Glória Masseca é mãe de dez filhos. Apesar da situação que a província viveu apôs a Independência Nacional, conseguiu garantir os dois elementos essenciais aos filhos: a educação e instrução.
A tradição africana ensina que a riqueza anda à volta dos filhos, por isso “temos que sacrificar a vida e colocar como prioridade a educação e formação, mesmo sem grandes recursos financeiros”.
Glória Ernesto Masseca afirma que a educação começa em casa, onde o filho aprende as boas maneiras e os princípios elementares, para estar bem na sociedade. “O indivíduo deve, em primeiro lugar, ter uma educação. Não basta ter uma formação elevada sem educação, através da qual se aprendem os princípios da convivência social”, reforçou Glória Masseca.
Glória Ernesto Masseca, pela sua determinação e coragem, conta hoje na sua família com três técnicos superiores formados em economia, dois engeheiros de petróleos e um de minas. Na família de Glória Masseca há ainda gente formada em direito, arquitectura e em medicina, como é o caso do Secretário de Estado da Saúde, Carlos Alberto Masseca. Para ela, não bastam possibilidades financeiras para que os filhos sejam formados. É preciso algo mais: “os pais devem acompanhar sempre filhos. É preciso que haja coragem, paciência e ouvir as preocupações dos filhos e às vezes aturar os seus caprichos”.
Glória Ernesto Masseca disse que “ser mãe é compreender as reais necessidades e manter uma sensibilidade, uma percepção aguçada, em relação aos filhos que Deus lhe confiou. Para exercer esta liderança é preciso previsão, sabedoria e determinação”. Afirmou que tem visto “com grande satisfação” as mulher nos cargos de decisão: “hoje, temos várias mulheres, ministras, governadoras, administradoras, directoras, isto demonstra que temos que trabalhar com mas responsabilidade para conquistarmos cada vez mais o nosso lugar”.
Glória Masseca é mulher de muita dedicação à família, mas também na vida política. É do comité central do MPLA, deste 1992, e já ocupou vários cargos na direcção do partido e no governo.
Entre os vários cargos ocupados, destaca-se o de secretária provincial da Organização da Mulher Angolana (OMA), administradora adjunta do Moxico, directora provincial da Habitação, directora da Família e Promoção da Mulher e foi distinguida como mulher de mérito três ocasiões.

Tempo

Multimédia