Províncias

Governador avalia obras em curso

José Rufino | Luena

O governador da província do Moxico, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, ficou satisfeito com o nível de execução das infra-estruturas públicas em construção na região.

Governador João Ernesto dos Santos “Liberdade” e membros do Governo do Moxico avaliaram as obras em curso no interior da província
Fotografia: José Rufino| Luena


O governador visitou os municípios do Luau e Luacano, com vista a avaliar o andamento das obras. No município do Luacano está a ser construído o comando municipal da Polícia Nacional e no Luau duas escolas com 14 e 11 salas.
João Ernesto dos Santos “Liberdade” constatou igualmente as obras de reabilitação e ampliação da Administração Municipal do Luau e a residência do administrador municipal.
No Luacano visitou e as obras de construção de 100 fogos habitacionais, uma escola com 11 salas de aulas, 50 casas evolutivas, o centro de produção da TPA e da RNA, além das as obras de construção da delegação da ANGOP.
Ainda no município do Luacano, João Ernesto dos Santos “Liberdade” deslocou-se à comuna do Lago Dilolo, a 62 quilómetros da sede do município, onde visitou o centro de captação e distribuição da água, a rede de iluminação pública e  o centro comunal de saúde. Durante a sua visita ao Luacano e Luau, o governador João Ernesto dos Santos “Liberdade” teve encontros com os membros do conselho municipal de auscultação  e concertação social. 

Falta de escolas

O município do Luacano precisa de mais de 80 salas para 2.950 crianças que se encontram fora do sistema de ensino. O chefe da secção municipal  da Educação no Luacano, Roberto Mucuma Mucazo, disse  o município tem 125 salas, que acolhem 9.300 alunos, distribuídos pelo ensino primário, primeiro e segundo ciclos.  A par do problema das salas, salientou que há necessidade de pelo menos mais 150 professores, para se juntarem aos actuais 170 docentes. Quanto à merenda escolar, Roberto Mucuma disse que a distribuição decorre sem problemas.
A distribuição de material didático também é outra área que tem merecido a atenção da Direcção Provincial da Educação.

Tempo

Multimédia