Províncias

Hospital abre em Dezembro

Daniel Benjamim | Luena

A população do Moxico vai dispor, em Dezembro, de uma nova maternidade com 150 camas, construída no quadro do Programa de Investimentos Públicos.

As obras começaram em Dezembro de 2012 e o novo edifício está localizado no bairro social da Juventude, arredores da cidade do Luena. O custo total é de 2.800 milhões de kwanzas.
A nova maternidade tem 17 blocos e vários serviços, com destaque para urgência, ginecologia, obstetrícia, hemoterapia, consulta externa, centro materno-infantil, três blocos operatórios e uma área para o registo de nascimento.
O director técnico da obra, Sanção da Rosa Zango, garantiu que, apesar das chuvas que se abatem com muita intensidade sobre a região, a construtora vai manter a sua dinâmica e rigor para que a obra seja concluída no prazo estipulado.
A directora clínica da Maternidade Provincial do Moxico, Rodete de Fátima Nele, disse que o novo edifício tem mais capacidade  de internamento e está equipado com aparelhos de alta tecnologia.
Rodete de Fátima Nele esclareceu que as inúmeras dificuldades que os técnicos enfrentam na actual maternidade têm os dias contados, uma vez que a nova vai dar um maior conforto aos técnicos e às pacientes.
A Maternidade Provincial do Moxico faz entre 18 e 20 partos por dia, registando um total de cinco mil nascimentos de bebés de Janeiro a Outubro deste ano.

Tempo

Multimédia