Províncias

Igrejas doaram sangue ao Hospital Municipal

José Rufino| Luena

O centro de hemoterapia do Hospital Municipal do Luena, na província do Moxico, dispõe de mais sangue para transfusões, depois de uma recolha feita no fim de semana junto de 150 fiéis de diversas denominações religiosas.

O stock de sangue está mais reforçado
Fotografia: Santos Pedro

Os membros das igrejas Tocoísta, Evangélica Congregacional e Pentecostal doaram sangue no âmbito das comemorações do 73.º aniversário do Presidente da República e no quadro das suas acções de solidariedade. O presidente da Associação Provincial dos Dadores de Sangue do Moxico, António Matabicho, disse que a campanha de doação responde aos apelos dos gestores das unidades sanitárias sobre as necessidades de sangue.
O responsável salientou que, desde Janeiro, a associação já realizou oito campanhas de recolha de sangue, número considerado ainda reduzido, para atender às necessidades das unidades clínicas da província. António Matabicho apontou a pouca adesão de potenciais dadores à associação e a falta de patrocínios como entraves à sua actividade.
O chefe do banco de sangue do Hospital Provincial do Moxico, Aurélio José, elogiou a iniciativa da associação, referindo que a quantidade de sangue recolhida vai dar respostas às necessidades actuais. Aurélio José referiu ainda que o hospital precisa diariamente de 20 balões de sangue, sendo que boa parte deste produto é administrado aos doentes provenientes do interior da província.

Tempo

Multimédia