Províncias

Inaugurados empreendimentos sociais

Augusto Baptista| Luena

Uma nova escola do I ciclo, com dez salas e capacidade para mais 900 crianças foi inaugurado na segunda-feira, nos arredores do Luena, província do Moxico, no quadro do Programa de Investimentos Públicos.

Nova escola inaugurado permite o ingresso de mais alunos na província
Fotografia: Daniel Benjamim |

O vice-governador para o sector económico, Francisco Cambango, que inaugurou o empreendimento com três laboratórios de química, biologia e física, uma biblioteca e áreas administrativas, disse que o Governo do Moxico está a construir obras em toda a província, com o objectivo de melhor a rede escolar.
O governante procedeu ainda à inauguração de um centro médico com capacidade para 45 camas, três salas de parto, um laboratório, serviços de enfermagem, medicina pediátrica e ginecologia e um banco de urgência. Também fez o corte da fita de casas para médicos.
Francisco Cambango realçou que o centro de saúde vai ajudar a descongestionar as enchentes que se verificam no hospital provincial do Moxico. “Estamos a construir escolas, centros e postos médicos perto das populações, em alguns municípios, com o objectivo de melhorar os serviços prestados à população, no âmbito do projecto de Combate à Pobreza”, disse. 
O coordenador do bairro social da Juventude, Domingos José, manifestou a sua felicidade com a inauguração da escola e do centro de saúde no seu bairro. “Estou feliz, mas espero que o Governo da Provincial não pare aqui. Necessitamos que se seja instalado o sistema de água potável e energia, além de mais salas de aulas, centros médicos e a resolução do saneamento básico”, notou.

Tempo

Multimédia