Províncias

Investimentos avultados no Moxico

Lino Vieira | Moxico

O Governo da Província do Moxico disponibilizou este ano mais de seis mil milhões de kwanzas para construção e reabilitação de infra-estruturas sociais, no quadro do Programa de Investimentos Públicos e do Programa Integrado Municipalizado.

Director do Planeamento Hélder Cahilo
Fotografia: Lino Vieira | Moxico

O Governo da Província do Moxico disponibilizou este ano mais de seis mil milhões de kwanzas para construção e reabilitação de infra-estruturas sociais, no quadro do Programa de Investimentos Públicos e do Programa Integrado Municipalizado.
Dos investimentos feitos até ao momento, destaca-se a construção e reabilitação escolas, hospitais, instalação do sistema de água potável e de energia eléctrica e a construção de centros infantis. Foram ainda construídas residências e centros juvenis, além de ter sido reactivado o sector da agricultura.
O director do Gabinete de Estudo e Planeamento do Governo Provincial, Hélder Will Cahilo, disse ao Jornal de Angola que,  no final do primeiro semestre deste ano, a província vai ganhar três novos hospitais municipais, duas residências para administradores, centros médicos, cinco escolas com 12 salas cada, dois laboratórios de análise e uma secção administrativa.
O sector da Educação na província é o que mais atenção vai merecer no quadro do Programa de Investimentos Públicos, com a construção de várias escolas do primeiro e segundo ciclo de ensino.
A situação da energia eléctrica na cidade do Luena vai deixar de ser um problema, com a instalação de uma central térmica cujas obras tiveram em finais de 2011 e ficam concluídas na primeira quinzena de Agosto. No local, vão ser instalado quatro geradores com  capacidade de oito mil kvas.
 Para o mês de Agosto, e de acordo com director do Gabinete de Estudo e Planeamento do Governo Provincial, está prevista a inauguração de um condomínio para professores universitários, composto por 12 residências.
Com vista a melhorar a assistência médica e medicamentosa à população, o governador do Moxico, João Ernesto dos Santos, procedeu, no dia 15 deste mês, à inauguração do hospital municipal do Alto Zambeze, que foi reabilitado e ampliado.
Prevê-se ainda para este mês, a abertura do hospital no município do Luchase. A infra-estrutura moderna construída de raiz.  Na cidade de Luanda está também em construção um hospital municipal com capacidade para cem camas. O hospital provincial do Moxico está a ser reabilitado e ampliado. 
Nos municípios do Alto Zambeze e Luau tiveram início as obras de construção de dois institutos médios, sendo um Politécnico e outro Agrário.
Também estão em fase final as obras de construção dos 200 fogos habitacionais. De acordo com o programa do governo, está previsto para a cidade do Luena a construção de um condomínio e de duas centrais  de captação, distribuição e tratamento de água potável.
Na cidade capital, foi construído um lar da terceira idade moderno com todos os serviços  e que é inaugurado no próximo mês.  
O director do Gabinete de Estudo e Planeamento do Governo Provincial, Hélder Will Cahilo informou que o sector da Agricultura vai conhecer, ainda este ano, melhoras significativas com a futura instalação do projecto Agro-Industrial, na localidade do Sacassnge.

Tempo

Multimédia