Províncias

Localidade de Lutchazes recupera tempo perdido

José Rufino| Moxico

O município dos Lutchazes, Luena, a exemplo do que sucede um pouco por todo o país, revela sinais de desenvolvimento com a construção de mais infra-estruturas em benefício da população.

O município passou a ter mais infra-estruturas sociais desde que a paz foi conquistada
Fotografia: Jornal de Angola

O município dos Lutchazes, Luena, a exemplo do que sucede um pouco por todo o país, revela sinais de desenvolvimento com a construção de mais infra-estruturas em benefício da população.
A construção de mais escolas, unidades sanitárias e sistemas de distribuição de água, a par de infra-estruturas administrativas em todas as comunas, atesta esse desenvolvimento em Lutchazes.  
A vila de Cangamba foi na província a que mais sofreu com a guerra imposta a Angola e após a conquista da paz, em 2002, houve dificuldade na reinstalação da administração municipal devido à falta de infra-estruturas e ao mau estado da via que a liga ao Luena.      
Para melhorar a circulação de pessoas e bens na localidade está a ser reabilitada a estrada que liga a sede do município dos Luchazes às restantes comunas.
O administrador adjunto dos Lutchazes disse, ao Jornal de Angola, que vão ser construídas mais escolas e postos de saúde e ampliado o sistema de iluminação pública e domiciliária.
Francisco Carenga revelou que está a ser negociada a instalação, no Cangamba, de uma agência bancária para evitar que os funcionários públicos tenham de deslocar-se à sede da província para receber os salários.  
O regedor Tchinhama Calenga reconheceu que as novas infra-estruturas contribuem para a melhoria de vida dos habitantes e para ajudar a apagar os sinais da guerra.
“A construção de mais escolas e centros médicos na sede do município e em algumas comunas contribuem para a melhoria da vida população”, disse.
A autoridade tradicional lembrou que antes era necessário percorrer longas distâncias para ter acesso à saúde, educação e à água.

Tempo

Multimédia