Províncias

Luau e Alto Zambeze têm estrada asfaltada

Lino Vieira| Luau

Os trabalhos de construção de 272 quilómetros da estrada que liga os municípios do Luau e Alto Zambeze, na província do Moxico, decorrem com normalidade, com a colocação do tapete asfáltico, ampliação e melhoramento das bermas, desmatação e abertura de valas de drenagem.

Construção da estrada que liga os municípios do Luau e Alto Zambeze está no bom caminho
Fotografia: JA

Os trabalhos, que começaram no ano passado a cargo da empresa Queiroz Galvão, já atingiram 150 quilómetros de terraplenagem, dos quais 58 já receberam tapete asfáltico, segundo o encarregado da obra.
André de Lima explicou que as obras estão a decorrer a passo “acelarado”, apesar das intensas chuvas que caem na região e que têm provocado alguns constrangimentos. O empreiteiro perspectivou a entrega da obra dentro de 24 meses, fruto dos avanços que já se registam até aqui.
A estrada internacional, que vai  ligar os dois municípios  fronteiriços às repúblicas do Congo e da Zâmbia, vai ter uma largura de nove metros e meio, com duas faixas de rodagem de sete metros, sendo três e meio para cada lado.
O administrador adjunto do Alto Zambeze, José Braz Cassessa, afirmou que  a nova estrada vai permitir maior circulação de pessoas e bens  e facilitar aos camponeses e homens de negócios dos dois países o escoamento dos seus produtos para os grandes centros de consumo.
Braz Cassessa disse ainda que a construção e reabilitação das principais vias de acesso e a reposição das pontes em algumas localidades do município vai permitir maior desenvolvimento e contribuir, significativamente, para a erradicação da fome e da pobreza na região.

Tempo

Multimédia